terça-feira, 26 de agosto de 2014

Windows Phone pode passar a suportar aplicativos android (RUMORES)

Em fevereiro, surgiram alguns rumores de que o Windows Phone poderia receber aplicativos vindos do Android no periodo de um ano. Seria bastante interessante, segundo informações do site TECMUNDO, o sistema ainda está enfrentando dificuldades em disponibilizar uma grande quantidade de aplicativos em relação ao iOS e o Android.
Atualmente, parece que os boatos estão se expandindo ainda mais. Mediante informações do site TK Tech News, existem diversas menções apontando que o Windows Phone poderá ser compatível com a Amazon App Store.

Para mais informações acessem os links abaixo,

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Entendendo melhor o SaaS

SaaS é um instrumento mercadológico para fornecer um software, em forma de um serviço, ou seja, é desenvolvida uma solução sem cobrar nada do cliente e depois ela será disponibilizada na internet para que vários clientes possam usufruir de seus serviços, nesse caso, o cliente irá pagar uma locação que lhe dá direito de uma certa quantidade de tempo ou quantidade de utilização ou pagará para cada vez que usufrui de um serviço.
Diferente do Modelo de Software, onde o cliente compra o produto, e usa por tempo indeterminado.

Exemplos de SaaS:


  • Google-Docs - Ferramentas para escritório.



  • JOGOS ONLINE – os Clubes de jogos online oferecem assinatura de jogos através de mensalidades e planos.



  • APLICATIVOS – Apps de músicas, filmes e podcasts já são febre entre jovens e profissionais de tecnologia.



Como representado na imagem, o SaaS é hospedado na internet, e quando o cliente faz uso dele, basta apenas se conectar.


Fonte: http://blog.hystalo.com.br/?p=10345

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

KERNEL

VOCÊ SABE O QUE É ?



O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele. Isso se deve à sua importância: ao contrário do que pode parecer, ele é tão essencial para o funcionamento de um computador que é melhor mantê-lo a salvo de pessoas bisbilhoteiras e inexperientes.

O Cérebro do S.O.

Um PC divide-se, basicamente, em duas camadas: hardware e software. Até aí, nenhuma novidade. Onde entra o Kernel na história, então? Pois bem: ele é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.



  O fato é que o Kernel é  complexo demais para ser explicado de forma técnica a um público leigo no assunto. Basicamente, ele começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.).
 O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.
Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.



32 ou 64 bits


fonte: https://www.youtube.com/watch?v=GImWNbvg3O4

iOS vs Android vs Windows Phone


Nas postagens anteriores dos sistemas operacionais móveis, foi falado uma pequena introdução sobre eles, (iOS, Android, Windows Phone).
Passaremos agora informações complementares sobre esses 3 OS moveis, como características e diferenciações.

 iOS



O que faz com que o IPhone, o IPod Touch e o IPad rodem com tamanha maestria é uma versão modificada do sistema operacional Mac OSX, que recebe nome de IPhone OS. Seu foco é oferecer suporte para as tecnologias de toques múltiplos, de inclinação e de multimídia, para a reprodução de videos, imagens e músicas.

A interface é simplificada, composta por ícones espalhados na área principal e outros fixos na parte de baixo da tela, chamada de “Dock”, para ligação, mensagens, e-mail e outros de sua preferência. Para trocar de “telas”, basta arrastar o dedo de um lado para o outro, ao passo que para abrir o aplicativo é necessário apenas um toque sobre seu ícone.

Você só pode baixar os aplicativos disponíveis na Apple Store – a menos que recorra à liberação do aparelho para aplicativos não oficiais, mas perca a garantia –, o que possui pontos bons e ruins. O lado positivo é que você sabe que tudo o que você baixar vai funcionar. Vírus ou outras ameaças com certeza não chegarão ao seu aparelho.

O lado ruim é a dependência da loja oficial e as restrições de compra de alguns aplicativos. Nem sempre é possível comprar o que você deseja na loja norte-americana, por exemplo. Também não há suporte para conectividade com dispositivos de terceiros, limitando o acesso a componentes Bluetooth .


ANDROID





O SO da gigante Google, também o que mais causa alarde na indústria de sistemas portáteis e celulares, justamente por ter um apoio tão forte e pela sua natureza, de programação aberta, acessível a todos os interessados.

O Google Play, é a loja virtual do Android, também conta com milhares de aplicativos e se equipara á App Store do iOS em volume. No entanto, devido ao seu modelo aberto, é mais suscetível a softwares maliciosos que podem danificar o aparelho. Nada que um pouco mais de atenção do usuário ao baixar um aplicativo não resolva.

Windows Phone

A Microsoft chegou atrasada na briga pelos smartphones, por isso sua participação é bem menor que a dos concorrentes no mercado. No entanto, isso não impediu que a dona do Windows construísse um belo sistema operacional. O Windows Phone 8 vem recebendo muitos elogios desde seu lançamento.  trazendo uma interface excelente e muito intuitiva. Contudo, é encontrado em poucos aparelhos, quando comparado com o Android, e pode ser visto, por exemplo, na linha Nokia Lumia.

Assim como o Android, o Windows Phone também é licenciável e está presente em diferentes modelos e marcas. Porém, há uma diferença fundamental: a Microsoft é mais exigente em termos de hardware de que o Google. Fazendo isso, a companhia garante a fluidez do sistema operacional mesmo em smartphones mais modestos.

Conclusão

Não há resposta certa sobre o melhor sistema operacional para smartphones, tudo depende do perfil do usuário, é mais uma questão de gosto. O que podemos fazer é indicar algumas especificidades dos sistemas que irão se enquadrar ao gosto de cada um.

Para mais informações, acessem os links abaixo.



quarta-feira, 13 de agosto de 2014

SaaS

Vídeo bastante claro do que seria o SaaS e suas principais características e aplicações.

AGORA VOCÊ DECIDE QUAL SISTEMA OPERACIONAL USAR












Referência:
www.youtube.com.br
www.olhardigital.com.br

SISTEMA OPERACIONAL MULTITAREFA E MONOTAREFA

SISTEMA MULTIUSUÁRIO



  O primeiro sistema informatizado a usar multitarefa foi o britânico LEO III, completado 1961.
 A multitarefa preemptiva foi implementada nas versões iniciais do Unix em 1969, e é o padrão no Unix e em sistemas operacionais similares, incluindo LinuxSolaris e BSD em suas variações.
Um sistema operacional Multitarefa permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas.Ex. Windows XP, Vista, Linux, entre outros.
Atualmente, a maior parte dos sistemas operacionais utilizados são Multitarefa, onde o tempo de processamento é dividido entrevarias tarefas, dando a impressão ao usuário que elas são executadas simultaneamente.
Cada processador possui a capacidade de executar apenas um programa por vez. Por esta razão, a Multitarefa num sistema Uniprocessador é apenas uma ilusão gerada pela alternância rápida entre as várias tarefas.
Existem dois tipos de sistemas operativos Multitarefa: Os de Antecipação que esforçam-se por conseguir uma "democratização" dentro do processador e os de Cooperação que o programa instrui o núcleo a fazer o “task switching” em certos pontos do código, e o núcleo apenas passa ao processo seguinte quando o programa o permite. 

Características:

Um sistema operacional Multiusuário como o próprio nome sugere, permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador. Todos os sistemas de tempo compartilhado são sistemas multiusuários, mas a maioria dos sistemas de processamento em lote para mainframes também são, para evitar deixar a UCP ociosa enquanto espera que operações de entrada/saída sejam concluídas. O exemplo mais óbvio é um servidor Unix onde múltiplos usuários possuem acesso via Telnet ou SSH ao "prompt" do shell do Unix ao mesmo tempo. Outro exemplo usa várias sessões do X espalhadas por múltiplos monitores alimentados por uma única máquina.

SISTEMA MONOUSUÁRIO




 Um sistema operacional Monotarefa permite apenas a realização de uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais Monotarefa é o MS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais.
O processador, memória e periféricos ficam dedicados a um único usuário, e cada tarefa para ser executada, deve aguardar o encerramento da tarefa atual. Nos sistemas monoprogramados, enquanto uma aplicação aguarda um evento, o processador pode permanecer ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento, a memória pode acabar sendo sub-utilizada quando o programa não a utiliza totalmente e os periféricos são dedicados a um único usuário. Desta forma, os sistemas monoprogramáveis acabam sendo por sua natureza de fácil implementação e com pouca preocupação com proteção.




Referências:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sistemas-Operacionais-Multitarefa-e-Monotarefa/396025.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa


UNIX: O Pai deTodos os Sistemas Operacionais




A Década de 1960 não foi marcante apenas por lutas populares que sacudiram o mundo, mas também para o mundo dos computadores, mais especificamente dos sistemas operacionais (S.O). É nos anos 60 que surge o embrião do Unix, o pai de praticamente todos os S.Os existentes hoje em dia.
Se você ainda não ouviu falar desse sistema operacional, provavelmente já escutou um bocado sobre sistemas feitos a partir dele. Mac e Linux são apenas alguns dos S.Os tipo Unix. Conheça agora um pouco mais sobre este importante marco na história dos computadores pessoais.
Unix é um sistema operacional criado por Kenneth Thompson após um projeto de sistema operacional não ter dado certo. O Unix foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para SOs como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.
Além disso, o Unix suporta tanto alterações por linhas de comando, que dão mais flexibilidade e precisão ao usuário, quanto definições via interface gráfica, uma opção normalmente mais prática e menos trabalhosa do que a anterior.
Sua história remonta aos anos de 1960, quando Thompson, Dennis Ritchie e outros desenvolvedores se juntaram para desenvolver o sistema operacional Multics nos Laboratórios Bell da AT&T. A ideia era criar um sistema capaz de comportar centenas de usuários, mas diferenças entre os grandes grupos envolvidos na pesquisa (AT&T, General Eletronic e Instituto de Tecnologia de Massachusetts) levaram o Multics ao fracasso. Contudo, em 1969, Thompson começou a reescrever o sistema com pretensões não tão grandes, e aí surge o Unics.
O passo seguinte foi um retoque no nome e ele passa a se chamar Unix. Em 1973, com ajuda de Dennis Ritchie, a linguagem empregada no sistema passa a ser a C, algo apontado como um dos principais fatores de sucesso do sistema. Atualmente, uma série de SOs são baseados no Unix, entre eles, nomes consagrados como Gnu/Linux, Mac OS X, Solaris e BSD.
É provável que o primeiro grande motivo da popularidade deste sistema sejam os conceitos que ele lançou no mundo dos SOs. Ao contrário de seus principais “concorrentes”, o Unix propôs um sistema multitarefa, capaz de executar dezenas de processos simultaneamente. De fato, a execução no Unix se dava de forma extremamente rápida, o que o fazia parecer ser multitarefa.
Outro fator que com certeza influenciou na popularidade do Unix foi ele ter funcionado sob uma licença livre em seus primeiros anos de vida, tendo sido distribuído gratuitamente para universidades e órgãos governamentais dos Estados Unidos. Apenas depois de algum tempo a licença se tornou proprietária.
Contudo, a maioria dos sistemas criados com base no Unix funciona sob um sistema total ou parcial de código aberto. Desse modo, a proliferação do sistema foi impulsionada pela licença livre, principalmente das famílias BSD, Open Solaris e Linux.



A árvore de diretórios do Unix é dividida em várias ramificações menores e pode variar de uma versão para outra. Os diretórios mais comuns são os seguintes:
/ — Diretório raiz - este é o diretório principal do sistema. Dentro dele estão todos os diretórios do sistema.
/bin — Contém arquivos, programas do sistema, que são usados com freqüência pelos usuários.
/boot — Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema.
/dev — Contém arquivos usados para acessar dispositivos (periféricos) existentes no computador.
/etc — Arquivos de configuração de seu computador local.
/home — Diretórios contendo os arquivos dos usuários.
/lib — Bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e módulos do núcleo.
/mnt — Diretório de montagem de dispositivos.
/mnt/cdrom — Subdiretório onde são montados os CDs. Após a montagem, o conteúdo do CD se encontrará dentro deste diretório.
/mnt/floppy — Subdiretório onde são montados os disquetes. Após a montagem, o conteúdo do disquete se encontrará dentro deste diretório.
/proc — Sistema de arquivos do núcleo. Este diretório não existe, ele é colocado lá pelo núcleo e usado por diversos programas.
/root — Diretório do usuário root.
/sbin — Diretório de programas usados pelo superusuário (root) para administração e controle do funcionamento do sistema.
/tmp — Diretório para armazenamento de arquivos temporários criados por programas.
/usr — Contém maior parte de seus programas. Normalmente acessível somente como leitura.
/var — Contém maior parte dos arquivos que são gravados com freqüência pelos programas do sistema.

Referências;
http://www.tecmundo.com.br/mac-os-x/10556-unix-o-pai-de-todos-os-sistemas-operacionais.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unix

Software como um serviço

Software como um serviço, do inglês Software as a service ou SaaS, é uma forma de distribuição de comercialização de software.
O software como serviço é um programa oferecido através da internet, de maneira integral sem ser necessária a instalação de algum programa no computador ou com alguma instalação local.
Vantagens do SaaS:
O cliente não precisa comprar o software de maneira integral, pagando somente o valor proporcional ao número de licenças utilizadas ou ao uso.
O cliente, não paga altas taxas de manutenção e atualizações.
Permite uma abordagem gradual de implantação, podendo começar com poucas licenças e expandir conforme tiver um retorno positivo do seu investimento, reduzindo os riscos e o tempo para o retorno do investimento

Referencias:
Wikipedia.org

assas.com

acessados em: 13/08/2014

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Firefox OS caracteristicas

           

O Firefox OS mais um sistema operacional mobile que está tentando entrar na corrida dos smartphones. O sistema é voltado principalmente para aparelhos de baixo custo e quer combater a completa dominação do Android no segmento de aparelhos mais simples e baratos. (MULLER,2014)

Consistindo em um sistema operacional livre desenvolvido pela Mozilla e baseado no navegador da web Firefox. Além de ter a Mozilla como principal responsável, o Firefox OS conta com apoio de outras empresas como a Telefônica e uma vasta comunidade de voluntários em todo o mundo. Este sistema operacional tem como alvo dispositivos móveis, em especial, modelos mais simples e de baixo custo, já que prioriza o baixo consumo de recursos, como processamento e memória RAM. No entanto, é possível encontrá-lo em outros tipos de equipamento, como computadores portáteis de baixo consumo energético. No Brasil, os aparelhos comercializados são o Alcatel One Touch Fire e o LG Fireweb. (WIKIPEDIA,2014)


O Firefox OS é um produto comercializado pela Mozilla e que é baseado no projeto Boot to Gecko (B2G). B2G é o codinome do projeto de código aberto e livre mantido pela Mozilla em parceria com fabricantes e desenvolvedores independentes. A diferença entre ambos é que o Firefox OS adiciona ao Boot to Gecko marca, cores e outras características que estão registradas e definidas pela Mozilla.
A Mozilla impõe restrições para o uso do Firefox OS:
· Adotar dispositivo complacente com open-source: o dispositivo deve atender aos requisitos e restrições das licenças open-source existentes no código-fonte do projeto e encorajar parceiros a se envolverem no projeto, contribuindo com código que pode ser utilizado pela Mozilla.
· Ter os requisitos mínimos de hardware e desempenho definidos pela Mozilla e pela Open Web Device Complicance Review Board.
· Garantir que qualquer mudança feita manterá a compatibilidade com a Web API e os aspectos de privacidade e segurança previamente definidos.
· Fornecer atualizações por pelo menos 1 ano da data de lançamento
Caso um fabricante adote o Boot to Gecko em um dispositivo, a Mozilla reconhece três categorias de licenciamento que variam conforme o atendimento dos requisitos definidos:
· Boot to Gecko: pode ser usado sem atender a nenhum requisito. Um exemplo de dispositivo que adota esse nível é o Geeksphone Revolution.
· Powered By: alguns dos requisitos de uso do Firefox OS são atendidos, o que permite ao fabricante anunciar usar a marca Firefox OS, dizer que o dispositivo é um "Firefox OS" e os padrões de cores da marca. Como os requisitos mínimos impostos pela Mozilla não precisam ser atendidos, este nível de licenciamento deve cobrir a maior partes dos dispositivos, inclusive dispositivos de baixíssimo custo, tablets, TVs e outros equipamentos.
· Co Branded: todos os requisitos são atendidos e o aparelho passa a ter a marca dupla: do fabricante e do Firefox OS. Um exemplo de dispositivo é o Alcatel One Touch Fire



Wikipedia, 2014


A maioria dos apps do Firefox OS é construída em linguagens normalmente usadas para a web, como HTML5 e Java Scrip. Acontece que esse tipo de linguagem pode ser usada naturalmente no Android, caso o usuário esteja interessado em alguma ferramenta da Firefox OS Marketplace, é possível navegar até ela com o Firefox 29 mobile e baixar no seu Android. O app ficará instalado de forma praticamente tradicional, terá um ícone na tela inicial e poderá usar alguns recursos do sistema. Sempre que você executar o app no Android, ele abrirá o Firefox e executará o app dentro no navegador, mas sem as barras de endereços e outros elementos do app. (MULLER B, 2014)


O vídeo abaixo detalha os prós e contra desse SO.

https://www.youtube.com/watch?v=G6PwDDGd8YE

Introdução ao Sistema Operacional Windows Phone


O Windows Phone é um sistema operacional móvel, sucessor da plataforma Windows Mobile, desenvolvidos pela Microsoft, lançado oficialmente em 15 de Fevereiro de 2010, na Mobile World Congress 2010 em Barcelona.
Voltado para o Mercado Consumidor e com uma nova interface Metro, o sistema requer poucos recursos de hardware do aparelho. Sua principal característica, é sua interface Metro, uma interface otimizada a telas de toque única, onde cada "Ícone" também serve para modificações.




Interface Gráfica, denominada " Modern UI " ( Antiga Metro), não permitindo interfaces personalizáveis como acontecia, controlando rigorosamente todo o hardware em que o sistema operativo funciona.
Um dos problemas do windows phone era a falta de aplicações, porém atualmente as principais aplicações do mercado encontram-se disponível na loja de aplicativos. 

O Windows Phone tem a tecnologia multi-toque, que é essencial para o uso desse sistema.

Atualizações do SO Windows Phone:

Windows Phone 7.5 - " Mango"
Windows Phone " Tango "
Windows Phone 8 " Apollo "



Disponível em,


domingo, 10 de agosto de 2014

Novidades sobre o Windows 8

Novidades sobre o Windows 8

Você usa ou já teve algum contato com o Windows 8? Vamos ver até onde você conhece esta versão do sistema.

1 - Você sabia que esta versão do sistema alcacnçou a marca de 1 milhão de downloads, ainda nas primeiras 24 horas do seu lançamento!? Também achei uma marca imprecionamente.

2 - Mudança drástica na interface gráfica, isso se deve ao fato de nunca antes o  sistema ter como alvo aparelhos com telas touchscreen.

3 - Sem sombras de dúvida, você deve ter sentido falta botão do menu iniciar, que existe nas versões do Windows desde o 95. Pois é, na versão do Windows 8 ele sumiu, mas apareceu já na versão 8.1.

4 - Mudanças no kernel, fizerram desta versão mais segura contra invasão de malware.

5 - Extraindo o conteúdo de uma msg de erro... Não é novidade destra versão, mas deve ser útil para você, algumas vez você já teve que digitar tudo que estava escrito numa mensagem de erro para poder pedir ajuda em algum fórum? Da próxima vez você pode utilizar o bom e velho Ctrl + C, abrir o bloco de notas e utilizar o Ctrl + V, e la´estará a mensagem de erro.

6 - Primeiro Sistema Operacional Desktop a oferecer Criptografia para Tablets.

7 - Mais rápida, essa versão leva apenas 8 segundos para voltar da hibernação.

8 - O Windows pode gerenciar arquivos de até 16 hexabytes, o equivalente a 687 Milhões de discos Blu-Ray.

9 - Estima-se que o Windows 8 será utilizado por mais de 4,5 Bilhões no futuro.

10 - Compatível com HD ou SSD de até 256 Terabytes.

Gostou dessas novidades e quer conhecer um pouco mais? Visite o site do produto.


Bibliografia: TECMUNDO, disponível em: http://www.tecmundo.com.br/windows-8/20398-15-curiosidades-sobre-o-windows-8-infografico-.htm

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Introdução ao Sistema Operacional Móvel iOS







O primeiro iPhone (lançado em 2007) foi o responsável por inaugurar a corrida armamentista atual dos smartphones. Praticamente da noite para o dia, sistemas com vários menus complicados pensados para teclados se tornaram antiquados frente a tela de toque capacitativa e o sistema operacional intuitivo da Apple. Foi ele que trouxe grandes ícones para a tela, poucos botões físicos e gestos hoje comuns como a pinça para zoom e swipe.



Apesar disso, poucas pessoas lembram que o iOS original (quando ainda era conhecido apenas como iPhone OS) não era realmente um sistema operacional de smartphones, já que não permitia a instalação de aplicativos. A ideia era ter aplicativos rodando via browser, graças a API que a Apple oferece para desenvolvedores Web, porém as críticas fizeram a Apple logo voltar atrás, trazendo o App Store na versão 2.0 do sistema operacional.

O App Store logo se tornou um grande sucesso. Centenas de milhares de aplicativos povoaram o que é hoje a maior loja de aplicativos mobile, apesar das críticas ao modelo de avaliação da Apple, que pode não permitir que seu aplicativo entre no App Store por N motivos (por exemplo, seu aplicativo não pode recriar uma função do sistema ou ser em código-aberto).

O iOS também é um sistema com restrições estranhas para um smartphone. Até o iOS 3 não existia suporte a MMS e algo simples extremamente simples como copiar-e-colar. Só a partir do iOS 4 que o sistema passou a suportar multi-tarefa, e mesmo assim de forma extremamente limitada (o aplicativo só consegue rodar alguns processos em background, não é realmente multi-tarefa real).




Disponivel em








domingo, 3 de agosto de 2014

Windows vs Linux

Windows ou Linux?

Algumas das diferenças entre o Windows e o Linux.



Em muitos fóruns na internet, diversos usuários discutem esse tema, e cada um defende seu ponto de vista, usando diversos argumentos, pois bem, aqui será mostrado alguns desses argumentos.
Da instalação, os dois são feitos de forma simples e via interface gráfica, porém ao concluir a instalação do Linux, o usuário já possui um ambiente de trabalho equipado com ferramentas básicas para o usa, já no Windows, é preciso fazer a instalação de alguns drives, mas o próprio sistema pode pesquisa na internet.
Um outro ponto positivo para o Linux é sua inicialização mais rápida do sistema.

Com uma interface gráfica elegante o Windows possibilita uma maior facilidade ao usuário para realizações de suas tarefas.

Uma grande vantagem do Windows em é a sua compatibilidade com diversos programas, isso se deve ao seu maior número de usuários, fazendo com que as empresas se preocupem mais em desenvolver programas para esta plataforma. O que não quer dizer que faltem programas para o Linux.

Quanto a segurança, o Linux tem uma maior proteção, por que o os programas são executados em modo de usuário e nao de administrador. Assim, se acontecesse de um usuário pegar vírus, este não se espalharia pelo sistema, afetando apenas os programas que o próprio usuário instalou nas pasta "home" (na pior das hipóteses), enquanto o sistema permance intacto. Uma infecção assim é muito facil de ser eliminada e os danos são irrelevantes. Isso levado em conta, n]ao é difícil imaginar por que a criação de dícil e desenteressante. Já no Windows praticamente todos os usuários utilizam o SO como administrador.

A Michosoft possuiu uma central de suporte para esclarecer dúvidas e problemas de seus usuários, já o Linux possui uma comunidade de desenvolvedores dispostois a ajudar.

O Windowns é caro, já o Linux possui versões pagas, porém a maioria de suas versões são gratuitas.



Bibliografia: TECMUNDO, disponível em: http://www.tecmundo.com.br/windows-7/4272-ersus-linux.html, acesado em 04 de agosto de 2014.

sábado, 2 de agosto de 2014

Vantagens e Desvantagens do Windows


Segundo Piza 2012, O Windows é o sistema operacional para computadores pessoais mais usado no mundo. Embora nos últimos anos, o Windows (figura 01) venha perdendo espaço para o Linux e para o Mac OS X, esse sistema operacional ainda possui grande fatia do mercado de computadores no mundo. Microsoft Windows é a popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. O Windows é um produto comercial com preços A palavra Windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP e utiliza o conceito WYSIWYG, previamente desenvolvido em Xerox Parc; possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos usuários através de um teclado ou de cliques do mouse. (MACHADO, 2013)


Anunciado em 1983, o desenvolvimento do Windows 1.0 demorou mais do que o esperado, tal como os adiamentos do lançamento das versões atuais.Em 20 de novembro de 1985, a Microsoft lançou o Windows 1.0 trazendo a interface gráfica e o mouse como as grandes inovações. Na nova versão, os usuários não precisavam digitar os comandos do MS-DOS. Bastava mover o ponteiro do mouse e clicar nas janelas. O Windows 1.0 introduziu elementos gráficos, como a barra de menus, as barras de rolagem, ícones e caixas de mensagens, que, juntos, tornavam os programas mais fáceis de usar e aprender. Além disso, adicionou-se a possibilidade de trocar entre diversos programas abertos sem precisar fechá-los ou reiniciá-los. (PIZA, 2012)
                                                            Figura 01 - Windows
                                                                   Fonte: Piza, 2012


O primeiro Windows New Technology (NT) introduzido foi a versão 3.1, em 1993. Ele mantinha a coerência com o Windows 3.1. O sistema operacional podia ser usado em casa ou no trabalho ao mesmo tempo. Este sistema operacional já foi lançado em 32 bits. Na versão 3.11 do Windows, lançado em 1993, foi introduzida o Windows for Workgroups que oferecia suporte a grupo de trabalho e à rede de domínio. Em 1995 o Windows NT 3.51 saiu com o mais alto grau de proteção para aplicações críticas de negócios e dados. Com suporte para o padrão gráfico OpenGL, este sistema operacional ajudou os aplicativos avançados para desenvolvimento de software, engenharia, análise financeira, científica e de negócios. No mesmo ano a Microsoft lançou o Windows 95 que tornou-se o sucessor de todos os sistemas operacionais Windows até o momento. Oferecia suporte a interface gráfica do usuário, integrado à 32 bits, TCP/IP, rede dial-up e novos Plug-and-Play, que tornou fácil para os usuários a instalação de hardwares e softwares. O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience. O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído com a nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001. Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 (MACHADO,2013)






                                                       Figura 02- Windows evolução
                                                                 Fonte: Piza,2012

Tecnicamente falando, o Windows Me (Figura 02) foi o último sistema operacional da Microsoft baseado no código do Windows 95. Todos os sistemas depois do Windows Me foram baseados no núcleo do Windows NT e do Windows 2000. 


VANTAGENS E DESVANTAGENS DO WINDOWS


O Windows é o principal sistema operacional para computadores no mundo. Desde que começou a ser usado no final dos anos 80 até os dias atuais sua popularidade praticamente nunca caiu, outros sistemas operacionais tentaram fazer o mesmo que o Windows faz, mas não conseguiram ir muito longe e com isso o Windows continua sendo o sistema operacional mais usado no mundo em computadores pessoais, os chamados PC. Veremos abaixo algumas das vantagens e desvantagens de utilizar este sistema.
Fácil aprendizado
Uma vantagem do Windows é o fácil aprendizado que ele proporciona, afinal sua interfase gráfica é bastante intuitiva p permitir a compreensão fosse um dos elementos dispostos na tela. Devemos considerar ainda que dado a popularidade do sistema operacional da Microsoft, existe grande número as escolas e profissionais habilitados e capacitados para o ensino do uso do sistema operacional, sem contar os diversos tutoriais, artigos, eu outras matérias publicadas na internet a respeito do uso do Windows.
PreçoUm item bastante criticado é o seu preço, para muitos isto é uma desvantagem afinal existem sistemas operacionais gratuitos como é o caso do Linux. É verdade que o preço do Windows caiu bastante e hoje é possível comprá-lo por um preço bastante acessível, no passado ele já foi mais caro o que causou uma grande demanda por versões piratas ou não legalizadas. 
Atualizações automáticas 
Um dos recursos do Windows é permitir a atualização automática sempre que algo tenha sido alterado na versão atual do sistema operacional, isto é, quando a Microsoft detectado um problema no programa, seus engenheiros preparam uma correção do problema e disponibiliza esta correção. O sistema operacional que estiver conectado à internet e que estiver com o recurso de atualização automática habilitado, fará o download e à instalação daquela correção automaticamente. Para muitos isto é uma vantagem pois possibilita que o sistema fique sempre atualizado e mais seguro. Mas há também problemas, pois nos últimos dias uma dessas atualizações automáticas trousse um problema que os usuários não tinham que obrigou a Microsoft a fazer uma correção rápida para evitar que diversos computadores parassem de funcionar corretamente. 
Programas e aplicativos de todos os tipos
Mas o ponto forte do Windows e na verdade a quantidade de programas e aplicativos disponíveis para ele, encontramos programas para edição de textos, planilhas, softwares gráficos, administrativos, programas para comunicação entre as pessoas, acesso à internet, entre outros programas. Essa diversidade de aplicativos fez com que as pessoas usassem o Windows ou os programas baseados em Windows no mundo inteiro. É bem possível afirmar que é esta é talvez a principal vantagem do uso deste sistema operacional. 
Vírus e outras pragas virtuais
Por fim destacamos o forte ataque de vírus e outras pragas virtuais que o sistema recebe, isto é uma desvantagem apontado por muitos dos críticos do Windows, pois a sensação de insegurança é quase constante, já que diariamente novos vírus e outras pragas aparecem para danificar arquivos, roubar senhas e outros males em que as pessoas estão sujeitas. Para aqueles que defendem o sistema operacional da Microsoft, o simples fato de manter o sistema atualizado através das atualizações automáticas já é o bastante para evitar boa parte destas pragas. É claro que outros recursos como antivirus, firewall e principalmente uma boa conduta de uso da internet, poderá manter o sistema livre ou menos vulnerável a esse tipo de problema.


VITÓRIA,2013





Bibliografia


PIZA, P. A evolução do Windows. 2012 Disponível em: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/a-evolucao-do-windows.html, Acessado em: 02/08/2014


MACHADO,P. SO Windows. 2013 Disponível em : http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/So-Windows/30559181.html. Acessadp em: 02/08/2014


VITÓRIA,J. Vantagens e desvantagens do Windows, 2013. Disponível em: http://www.perguntaria.com.br/quais-as-vantagens-e-desvantagens-do-windows.aspx. Acessado em: 02/08/2014