quarta-feira, 13 de agosto de 2014

UNIX: O Pai deTodos os Sistemas Operacionais




A Década de 1960 não foi marcante apenas por lutas populares que sacudiram o mundo, mas também para o mundo dos computadores, mais especificamente dos sistemas operacionais (S.O). É nos anos 60 que surge o embrião do Unix, o pai de praticamente todos os S.Os existentes hoje em dia.
Se você ainda não ouviu falar desse sistema operacional, provavelmente já escutou um bocado sobre sistemas feitos a partir dele. Mac e Linux são apenas alguns dos S.Os tipo Unix. Conheça agora um pouco mais sobre este importante marco na história dos computadores pessoais.
Unix é um sistema operacional criado por Kenneth Thompson após um projeto de sistema operacional não ter dado certo. O Unix foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para SOs como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.
Além disso, o Unix suporta tanto alterações por linhas de comando, que dão mais flexibilidade e precisão ao usuário, quanto definições via interface gráfica, uma opção normalmente mais prática e menos trabalhosa do que a anterior.
Sua história remonta aos anos de 1960, quando Thompson, Dennis Ritchie e outros desenvolvedores se juntaram para desenvolver o sistema operacional Multics nos Laboratórios Bell da AT&T. A ideia era criar um sistema capaz de comportar centenas de usuários, mas diferenças entre os grandes grupos envolvidos na pesquisa (AT&T, General Eletronic e Instituto de Tecnologia de Massachusetts) levaram o Multics ao fracasso. Contudo, em 1969, Thompson começou a reescrever o sistema com pretensões não tão grandes, e aí surge o Unics.
O passo seguinte foi um retoque no nome e ele passa a se chamar Unix. Em 1973, com ajuda de Dennis Ritchie, a linguagem empregada no sistema passa a ser a C, algo apontado como um dos principais fatores de sucesso do sistema. Atualmente, uma série de SOs são baseados no Unix, entre eles, nomes consagrados como Gnu/Linux, Mac OS X, Solaris e BSD.
É provável que o primeiro grande motivo da popularidade deste sistema sejam os conceitos que ele lançou no mundo dos SOs. Ao contrário de seus principais “concorrentes”, o Unix propôs um sistema multitarefa, capaz de executar dezenas de processos simultaneamente. De fato, a execução no Unix se dava de forma extremamente rápida, o que o fazia parecer ser multitarefa.
Outro fator que com certeza influenciou na popularidade do Unix foi ele ter funcionado sob uma licença livre em seus primeiros anos de vida, tendo sido distribuído gratuitamente para universidades e órgãos governamentais dos Estados Unidos. Apenas depois de algum tempo a licença se tornou proprietária.
Contudo, a maioria dos sistemas criados com base no Unix funciona sob um sistema total ou parcial de código aberto. Desse modo, a proliferação do sistema foi impulsionada pela licença livre, principalmente das famílias BSD, Open Solaris e Linux.



A árvore de diretórios do Unix é dividida em várias ramificações menores e pode variar de uma versão para outra. Os diretórios mais comuns são os seguintes:
/ — Diretório raiz - este é o diretório principal do sistema. Dentro dele estão todos os diretórios do sistema.
/bin — Contém arquivos, programas do sistema, que são usados com freqüência pelos usuários.
/boot — Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema.
/dev — Contém arquivos usados para acessar dispositivos (periféricos) existentes no computador.
/etc — Arquivos de configuração de seu computador local.
/home — Diretórios contendo os arquivos dos usuários.
/lib — Bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e módulos do núcleo.
/mnt — Diretório de montagem de dispositivos.
/mnt/cdrom — Subdiretório onde são montados os CDs. Após a montagem, o conteúdo do CD se encontrará dentro deste diretório.
/mnt/floppy — Subdiretório onde são montados os disquetes. Após a montagem, o conteúdo do disquete se encontrará dentro deste diretório.
/proc — Sistema de arquivos do núcleo. Este diretório não existe, ele é colocado lá pelo núcleo e usado por diversos programas.
/root — Diretório do usuário root.
/sbin — Diretório de programas usados pelo superusuário (root) para administração e controle do funcionamento do sistema.
/tmp — Diretório para armazenamento de arquivos temporários criados por programas.
/usr — Contém maior parte de seus programas. Normalmente acessível somente como leitura.
/var — Contém maior parte dos arquivos que são gravados com freqüência pelos programas do sistema.

Referências;
http://www.tecmundo.com.br/mac-os-x/10556-unix-o-pai-de-todos-os-sistemas-operacionais.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unix

Nenhum comentário:

Postar um comentário