O Firefox OS mais um sistema operacional mobile que está tentando entrar na corrida dos smartphones. O sistema é voltado principalmente para aparelhos de baixo custo e quer combater a completa dominação do Android no segmento de aparelhos mais simples e baratos. (MULLER,2014)
Consistindo em um sistema operacional livre desenvolvido pela Mozilla e baseado no navegador da web Firefox. Além de ter a Mozilla como principal responsável, o Firefox OS conta com apoio de outras empresas como a Telefônica e uma vasta comunidade de voluntários em todo o mundo. Este sistema operacional tem como alvo dispositivos móveis, em especial, modelos mais simples e de baixo custo, já que prioriza o baixo consumo de recursos, como processamento e memória RAM. No entanto, é possível encontrá-lo em outros tipos de equipamento, como computadores portáteis de baixo consumo energético. No Brasil, os aparelhos comercializados são o Alcatel One Touch Fire e o LG Fireweb. (WIKIPEDIA,2014)
O Firefox OS é um produto comercializado pela Mozilla e que é baseado no projeto Boot to Gecko (B2G). B2G é o codinome do projeto de código aberto e livre mantido pela Mozilla em parceria com fabricantes e desenvolvedores independentes. A diferença entre ambos é que o Firefox OS adiciona ao Boot to Gecko marca, cores e outras características que estão registradas e definidas pela Mozilla.A Mozilla impõe restrições para o uso do Firefox OS:
· Adotar dispositivo complacente com open-source: o dispositivo deve atender aos requisitos e restrições das licenças open-source existentes no código-fonte do projeto e encorajar parceiros a se envolverem no projeto, contribuindo com código que pode ser utilizado pela Mozilla.
· Ter os requisitos mínimos de hardware e desempenho definidos pela Mozilla e pela Open Web Device Complicance Review Board.
· Garantir que qualquer mudança feita manterá a compatibilidade com a Web API e os aspectos de privacidade e segurança previamente definidos.
· Fornecer atualizações por pelo menos 1 ano da data de lançamento
Caso um fabricante adote o Boot to Gecko em um dispositivo, a Mozilla reconhece três categorias de licenciamento que variam conforme o atendimento dos requisitos definidos:
· Boot to Gecko: pode ser usado sem atender a nenhum requisito. Um exemplo de dispositivo que adota esse nível é o Geeksphone Revolution.
· Powered By: alguns dos requisitos de uso do Firefox OS são atendidos, o que permite ao fabricante anunciar usar a marca Firefox OS, dizer que o dispositivo é um "Firefox OS" e os padrões de cores da marca. Como os requisitos mínimos impostos pela Mozilla não precisam ser atendidos, este nível de licenciamento deve cobrir a maior partes dos dispositivos, inclusive dispositivos de baixíssimo custo, tablets, TVs e outros equipamentos.
· Co Branded: todos os requisitos são atendidos e o aparelho passa a ter a marca dupla: do fabricante e do Firefox OS. Um exemplo de dispositivo é o Alcatel One Touch Fire
Wikipedia, 2014
A maioria dos apps do Firefox OS é construída em linguagens normalmente usadas para a web, como HTML5 e Java Scrip. Acontece que esse tipo de linguagem pode ser usada naturalmente no Android, caso o usuário esteja interessado em alguma ferramenta da Firefox OS Marketplace, é possível navegar até ela com o Firefox 29 mobile e baixar no seu Android. O app ficará instalado de forma praticamente tradicional, terá um ícone na tela inicial e poderá usar alguns recursos do sistema. Sempre que você executar o app no Android, ele abrirá o Firefox e executará o app dentro no navegador, mas sem as barras de endereços e outros elementos do app. (MULLER B, 2014)
O vídeo abaixo detalha os prós e contra desse SO.
https://www.youtube.com/watch?v=G6PwDDGd8YE
Nenhum comentário:
Postar um comentário