SISTEMA MULTIUSUÁRIO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2_EiEiwVG0k2EF72YktSENHmy0X0tOPohqmov0m6O6agDxV5J4X3Iq49W8zE5pmYOZ1p06dQeUSOGFUsKX7dC0jRmB51yUsMOV8WitQr9vjYvWbtnYcuVa_vO0r-h2XFaZUTASuKsSak/s1600/FIG+1.jpg)
O primeiro sistema informatizado a usar multitarefa foi o britânico LEO III, completado 1961.
A multitarefa preemptiva foi implementada nas versões iniciais do Unix em 1969, e é o padrão no Unix e em sistemas operacionais similares, incluindo Linux, Solaris e BSD em suas variações.
Um sistema operacional Multitarefa permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas.Ex. Windows XP, Vista, Linux, entre outros.
Atualmente, a maior parte dos sistemas operacionais utilizados são Multitarefa, onde o tempo de processamento é dividido entrevarias tarefas, dando a impressão ao usuário que elas são executadas simultaneamente.
Cada processador possui a capacidade de executar apenas um programa por vez. Por esta razão, a Multitarefa num sistema Uniprocessador é apenas uma ilusão gerada pela alternância rápida entre as várias tarefas.
Existem dois tipos de sistemas operativos Multitarefa: Os de Antecipação que esforçam-se por conseguir uma "democratização" dentro do processador e os de Cooperação que o programa instrui o núcleo a fazer o “task switching” em certos pontos do código, e o núcleo apenas passa ao processo seguinte quando o programa o permite.
Características:
Um sistema operacional Multiusuário como o próprio nome sugere, permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador. Todos os sistemas de tempo compartilhado são sistemas multiusuários, mas a maioria dos sistemas de processamento em lote para mainframes também são, para evitar deixar a UCP ociosa enquanto espera que operações de entrada/saída sejam concluídas. O exemplo mais óbvio é um servidor Unix onde múltiplos usuários possuem acesso via Telnet ou SSH ao "prompt" do shell do Unix ao mesmo tempo. Outro exemplo usa várias sessões do X espalhadas por múltiplos monitores alimentados por uma única máquina.
Um sistema operacional Monotarefa permite apenas a realização de uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais Monotarefa é o MS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais.
O processador, memória e periféricos ficam dedicados a um único usuário, e cada tarefa para ser executada, deve aguardar o encerramento da tarefa atual. Nos sistemas monoprogramados, enquanto uma aplicação aguarda um evento, o processador pode permanecer ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento, a memória pode acabar sendo sub-utilizada quando o programa não a utiliza totalmente e os periféricos são dedicados a um único usuário. Desta forma, os sistemas monoprogramáveis acabam sendo por sua natureza de fácil implementação e com pouca preocupação com proteção.
Referências:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sistemas-Operacionais-Multitarefa-e-Monotarefa/396025.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa
Nenhum comentário:
Postar um comentário