Segundo Piza 2012, O Windows é o sistema operacional para computadores pessoais mais usado no mundo. Embora nos últimos anos, o Windows (figura 01) venha perdendo espaço para o Linux e para o Mac OS X, esse sistema operacional ainda possui grande fatia do mercado de computadores no mundo. Microsoft Windows é a popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. O Windows é um produto comercial com preços A palavra Windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP e utiliza o conceito WYSIWYG, previamente desenvolvido em Xerox Parc; possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos usuários através de um teclado ou de cliques do mouse. (MACHADO, 2013)
Anunciado em 1983, o desenvolvimento do Windows 1.0 demorou mais do que o esperado, tal como os adiamentos do lançamento das versões atuais.Em 20 de novembro de 1985, a Microsoft lançou o Windows 1.0 trazendo a interface gráfica e o mouse como as grandes inovações. Na nova versão, os usuários não precisavam digitar os comandos do MS-DOS. Bastava mover o ponteiro do mouse e clicar nas janelas. O Windows 1.0 introduziu elementos gráficos, como a barra de menus, as barras de rolagem, ícones e caixas de mensagens, que, juntos, tornavam os programas mais fáceis de usar e aprender. Além disso, adicionou-se a possibilidade de trocar entre diversos programas abertos sem precisar fechá-los ou reiniciá-los. (PIZA, 2012)
Figura 01 - WindowsFonte: Piza, 2012
O primeiro Windows New Technology (NT) introduzido foi a versão 3.1, em 1993. Ele mantinha a coerência com o Windows 3.1. O sistema operacional podia ser usado em casa ou no trabalho ao mesmo tempo. Este sistema operacional já foi lançado em 32 bits. Na versão 3.11 do Windows, lançado em 1993, foi introduzida o Windows for Workgroups que oferecia suporte a grupo de trabalho e à rede de domínio. Em 1995 o Windows NT 3.51 saiu com o mais alto grau de proteção para aplicações críticas de negócios e dados. Com suporte para o padrão gráfico OpenGL, este sistema operacional ajudou os aplicativos avançados para desenvolvimento de software, engenharia, análise financeira, científica e de negócios. No mesmo ano a Microsoft lançou o Windows 95 que tornou-se o sucessor de todos os sistemas operacionais Windows até o momento. Oferecia suporte a interface gráfica do usuário, integrado à 32 bits, TCP/IP, rede dial-up e novos Plug-and-Play, que tornou fácil para os usuários a instalação de hardwares e softwares. O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience. O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído com a nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001. Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 (MACHADO,2013)
Figura 02- Windows evolução
Fonte: Piza,2012
Tecnicamente falando, o Windows Me (Figura 02) foi o último sistema operacional da Microsoft baseado no código do Windows 95. Todos os sistemas depois do Windows Me foram baseados no núcleo do Windows NT e do Windows 2000.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO WINDOWS
O Windows é o principal sistema operacional para computadores no mundo. Desde que começou a ser usado no final dos anos 80 até os dias atuais sua popularidade praticamente nunca caiu, outros sistemas operacionais tentaram fazer o mesmo que o Windows faz, mas não conseguiram ir muito longe e com isso o Windows continua sendo o sistema operacional mais usado no mundo em computadores pessoais, os chamados PC. Veremos abaixo algumas das vantagens e desvantagens de utilizar este sistema.Fácil aprendizado
Uma vantagem do Windows é o fácil aprendizado que ele proporciona, afinal sua interfase gráfica é bastante intuitiva p permitir a compreensão fosse um dos elementos dispostos na tela. Devemos considerar ainda que dado a popularidade do sistema operacional da Microsoft, existe grande número as escolas e profissionais habilitados e capacitados para o ensino do uso do sistema operacional, sem contar os diversos tutoriais, artigos, eu outras matérias publicadas na internet a respeito do uso do Windows.PreçoUm item bastante criticado é o seu preço, para muitos isto é uma desvantagem afinal existem sistemas operacionais gratuitos como é o caso do Linux. É verdade que o preço do Windows caiu bastante e hoje é possível comprá-lo por um preço bastante acessível, no passado ele já foi mais caro o que causou uma grande demanda por versões piratas ou não legalizadas.
Atualizações automáticas
Um dos recursos do Windows é permitir a atualização automática sempre que algo tenha sido alterado na versão atual do sistema operacional, isto é, quando a Microsoft detectado um problema no programa, seus engenheiros preparam uma correção do problema e disponibiliza esta correção. O sistema operacional que estiver conectado à internet e que estiver com o recurso de atualização automática habilitado, fará o download e à instalação daquela correção automaticamente. Para muitos isto é uma vantagem pois possibilita que o sistema fique sempre atualizado e mais seguro. Mas há também problemas, pois nos últimos dias uma dessas atualizações automáticas trousse um problema que os usuários não tinham que obrigou a Microsoft a fazer uma correção rápida para evitar que diversos computadores parassem de funcionar corretamente.
Programas e aplicativos de todos os tipos
Mas o ponto forte do Windows e na verdade a quantidade de programas e aplicativos disponíveis para ele, encontramos programas para edição de textos, planilhas, softwares gráficos, administrativos, programas para comunicação entre as pessoas, acesso à internet, entre outros programas. Essa diversidade de aplicativos fez com que as pessoas usassem o Windows ou os programas baseados em Windows no mundo inteiro. É bem possível afirmar que é esta é talvez a principal vantagem do uso deste sistema operacional.
Vírus e outras pragas virtuais
Por fim destacamos o forte ataque de vírus e outras pragas virtuais que o sistema recebe, isto é uma desvantagem apontado por muitos dos críticos do Windows, pois a sensação de insegurança é quase constante, já que diariamente novos vírus e outras pragas aparecem para danificar arquivos, roubar senhas e outros males em que as pessoas estão sujeitas. Para aqueles que defendem o sistema operacional da Microsoft, o simples fato de manter o sistema atualizado através das atualizações automáticas já é o bastante para evitar boa parte destas pragas. É claro que outros recursos como antivirus, firewall e principalmente uma boa conduta de uso da internet, poderá manter o sistema livre ou menos vulnerável a esse tipo de problema.
VITÓRIA,2013
Bibliografia
PIZA, P. A evolução do Windows. 2012 Disponível em: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/a-evolucao-do-windows.html, Acessado em: 02/08/2014
MACHADO,P. SO Windows. 2013 Disponível em : http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/So-Windows/30559181.html. Acessadp em: 02/08/2014
VITÓRIA,J. Vantagens e desvantagens do Windows, 2013. Disponível em: http://www.perguntaria.com.br/quais-as-vantagens-e-desvantagens-do-windows.aspx. Acessado em: 02/08/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário