O primeiro iPhone (lançado em 2007) foi o responsável por inaugurar a corrida armamentista atual dos smartphones. Praticamente da noite para o dia, sistemas com vários menus complicados pensados para teclados se tornaram antiquados frente a tela de toque capacitativa e o sistema operacional intuitivo da Apple. Foi ele que trouxe grandes ícones para a tela, poucos botões físicos e gestos hoje comuns como a pinça para zoom e swipe.
Apesar disso, poucas pessoas lembram que o iOS original (quando ainda era conhecido apenas como iPhone OS) não era realmente um sistema operacional de smartphones, já que não permitia a instalação de aplicativos. A ideia era ter aplicativos rodando via browser, graças a API que a Apple oferece para desenvolvedores Web, porém as críticas fizeram a Apple logo voltar atrás, trazendo o App Store na versão 2.0 do sistema operacional.
O App Store logo se tornou um grande sucesso. Centenas de milhares de aplicativos povoaram o que é hoje a maior loja de aplicativos mobile, apesar das críticas ao modelo de avaliação da Apple, que pode não permitir que seu aplicativo entre no App Store por N motivos (por exemplo, seu aplicativo não pode recriar uma função do sistema ou ser em código-aberto).
O iOS também é um sistema com restrições estranhas para um smartphone. Até o iOS 3 não existia suporte a MMS e algo simples extremamente simples como copiar-e-colar. Só a partir do iOS 4 que o sistema passou a suportar multi-tarefa, e mesmo assim de forma extremamente limitada (o aplicativo só consegue rodar alguns processos em background, não é realmente multi-tarefa real).
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